Redes Sociais

Israel

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, convoca Netanyahu para formar coalizão governante

Thaís Garcia

Publicado

em

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, convoca Netanyahu para formar coalizão governante 19
Imagem: Reprodução

Nesta quarta-feira (25), o presidente de Israel, Reuven Rivlin, convocou o presidente do Likud e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, para a tarefa de formar uma coalizão governante, depois de se reunir com Netanyahu e seu principal opositor, o presidente do Blue and White (Azul e Branco), Benny Gantz.

“Após consultar os representantes de todas as facções, anuncio por este meio que o primeiro-ministro cessante, Benjamin Netanyahu, recebeu esta noite o mandato de formar um governo”, disse Rivlin.

“Na conclusão das consultas, nem o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, nem o ex-chefe de gabinete da IDF, Benny Gantz, tiveram 61 recomendações dos membros do parlamento para formar um governo. O objetivo da lei é formar um governo o mais rápido possível, e, portanto, a decisão sobre quem é solicitado a formar o governo foi influenciada por quem tem mais chances de formar um governo “, concluiu Rivlin.

“Ao mesmo tempo, é importante dizer que, com os resultados das eleições em mente, e o fato de nenhum dos candidatos receber o apoio de 61 membros do parlamento, atribuindo a responsabilidade de formar o governo como um dos candidatos, isso não diminui de maneira alguma a responsabilidade de ambos os candidatos, e de todos os partidos, de criar condições para resolver o impasse político em que nos encontramos. O trabalho de formar o governo de Israel está agora em nas mãos de todos os funcionários eleitos de todos os partidos”, acrescentou Rivlin.

Governo compartilhado

O presidente de Israel propôs um governo compartilhado.

“Você deve saber que, dentre as outras propostas que propus, ofereci a ambos os candidatos o estabelecimento de um governo compartilhado. Isso significaria um governo de iguais, no qual nenhum bloco teria vantagem.

Eu também sugeri que, ao lado do primeiro ministro, a lei seria alterada para dar força e poder ao papel do primeiro-ministro interino. A singularidade desse papel é que, sempre que o primeiro-ministro não puder cumprir seu papel, o primeiro-ministro interino serve como primeiro-ministro em todos os aspectos.

Eu também sugeri que a lei fosse emendada para que qualquer licença não fosse limitada a 100 dias. Isso permitiria que um primeiro-ministro permanecesse no cargo, enquanto não houvesse necessidade de tirar uma licença. Se o primeiro-ministro tira uma licença, essa pessoa continuará sendo o primeiro-ministro em nome, mas as autoridades do escritório serão transferidas para o primeiro-ministro interino.

Essa foi minha sugestão para resolver as complicações políticas e legais que enfrentamos. Essa foi a minha oferta, e estou divulgando aqui para o público.

Na minha decisão de dar ao candidato do Likud a primeira oportunidade de formar um governo, considerei que o partido Likud, além de Blue and White (Azul e Branco), comprometeu-se publicamente a devolver o mandato à presidência, se não conseguir formar um governo.

Caros amigos, Sr. Primeiro-Ministro: em pelo menos um tópico a grande maioria das pessoas concorda. O povo não quer mais eleições. O tempo em que estamos e o tamanho dos desafios que temos pela frente exigem que os líderes desse povo estabeleçam um governo em Israel, um governo para o povo de Israel.

O Parlamento e o primeiro-ministro cessante, Benjamin Netanyahu, e o ex-chefe de gabinete da IDF, Benny Gantz, todos os funcionários públicos: o povo israelense precisa saber que um governo pode ser estabelecido. Se um governo for estabelecido, é verdade que todos irão. Mas, se um governo não for formado, serão os cidadãos de Israel que pagarão o maior preço. Em nome desse povo querido que vive em Sião e para o bem de todos os cidadãos israelenses, desejo-lhe sucesso.”

Bibi
Netanyahu também falou ao receber o mandato, afirmando que um governo de unidade era a única opção possível para formar um governo.

“Um governo de unidade nacional amplo – e, devo acrescentar, rapidamente – está na ordem do dia. Um amplo governo de unidade nacional é necessário agora. Todo mundo entende que não haverá outra oportunidade. Portanto, farei todos os esforços para estabelecê-lo, com liderança conjunta.

Estou falando de uma liderança conjunta, um governo com vários arranjos interessantes. É possível fazer uma série de coisas para garantir essa parceria.

Não há sentido em perder tempo e arrastar as coisas por meses preciosos. Se eu não conseguir formar um governo nos próximos dias, ele aparentemente terá que esperar até a reta final, talvez os últimos 21 dias. Então todos entenderão que lá não há escolha, senão um governo de unidade, e certamente será estabelecido.”

Direcionando seu discurso ao presidente Rivlin, Netanyahu disse:

“Farei tudo o que puder com o mandato que você me deu e, se não tiver êxito, devolverei o mandato a você. Com a ajuda de Deus, e com a ajuda dos cidadãos de Israel, e com a sua ajuda, estabeleceremos um amplo governo de unidade nacional mais tarde. Espero que tenhamos sucesso agora. Agradeço muito pelas conversas importantes entre nós e pelo esforço importante e decisivo para estabelecer um amplo governo de unidade nacional. No que me diz respeito, farei todos os esforços nesse sentido .”

Formação
Rivlin anunciou a decisão após receber os resultados oficiais das eleições nesta quarta-feira (25).

Segundo a lei, Rivlin tem 7 dias, após receber os resultados, para nomear alguém para formar um governo, mas ele optou por seguir em frente sem demora, de acordo com um comunicado de seu gabinete.

Netanyahu terá 28 dias para formar um governo, com uma possível extensão de duas semanas.

Se suas tentativas falharem, Rivlin poderá atribuir a tarefa a outra pessoa.

Com informações, Arutz Sheva 7.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites