Redes Sociais

Mundo

Imagens de satélite da NASA podem ajudar a prevenir surtos epidêmicos

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagens de satélite da NASA podem ajudar a prevenir surtos epidêmicos 19
Imagem: © U.S. Department of Agriculture

Centenas de milhares de pessoas no mundo morrem de doenças tropicais, como malária e dengue. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse número precisa ser reduzido. Por isso, com a ajuda de imagens de satélite da agência espacial NASA, é possível recuperar dados que colaboram com a previsão de possíveis surtos de doenças.

A NASA está agregando valor à OMS, através de seus satélites. Suas imagens de satélite estão sendo usadas para mapear mudanças geográficas, como flutuações de temperatura, quantidade de precipitação e qualidade do ar. Esses dados podem ser usados para prever um possível surto de uma epidemia.

Imagens de satélite da NASA podem ajudar a prevenir surtos epidêmicos 20

Uma área quente e úmida, por exemplo, é um terreno ideal para os mosquitos. E quanto mais mosquitos, maior a chance de uma epidemia. Se, por exemplo, um risco aumentado de um surto através de mosquitos for sinalizado nas imagens de satélite, isso poderá então ser combatido. Desta forma, mosquiteiros e sprays poderão ser distribuídos.

Myanmar

Um programa já foi montado no país asiático de Mianmar para prever o surto de malária através imagens de satélite.

Alguns satélites monitoram de perto várias fontes de água em todo o país. Além disso, as observações também levam em conta a densidade populacional, fatores socioeconômicos e conflitos militares.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites