Redes Sociais

Holanda

Polícia holandesa faz “limpeza” e retira ativistas climáticos de protesto ilegal em Amsterdã

Thaís Garcia

Publicado

em

Polícia holandesa faz “limpeza” e retira ativistas climáticos de protesto ilegal em Amsterdã 19
Imagem: ANP

Centenas de ativistas climáticos do grupo Extinction Rebellion (ER) bloquearam uma das principais vias de Amsterdam, a Stadhouderskade, no início desta manhã de segunda-feira (7). Os ativistas não tiveram permissão da prefeita da cidade, Femke Halsema, para realizar a manifestação no local. A polícia holandesa iniciou um “mutirão de limpeza” e está retirando os manifestantes do protesto ilegal.

De acordo com o jornal Telegraaf, os ativistas amarraram as pernas e os braços e se recusam a cooperar. A manifestação só foi permitida numa praça da cidade, o Museumplein. Neste local os manifestantes poderiam protestar. Mas os ativistas não estão cooperando e estão são levados presos por agentes da polícia.

Polícia holandesa faz “limpeza” e retira ativistas climáticos de protesto ilegal em Amsterdã 20

Manifestante sendo levado pela polícia em Amsterdã. Foto: Telegraaf.

Desde o início da manhã, prisões foram feitas e materiais de manifestantes também foram apreendidos.

O Stadhouderskade é uma importante via de tráfego de Amsterdã. Os ativistas climáticos pretendem ficar na Stadhouderskade por uma semana. Eles montaram cerca de cinquenta barrancas nas quais planejam passar a noite. Eles também carregam mochilas com colchonetes.

Exigência

Segundo o grupo de manifestantes, o governo holandês não está fazendo o suficiente contra as “crises ecológicas”. O grupo quer que o governo reconheça a “crise climática” e faça mais para proteger seus próprios cidadãos e toda a vida na Terra.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites