Redes Sociais

Holanda

Ex-jogador da seleção holandesa, Marco van Basten, usa saudação nazista “sieg heil” durante transmissão da FOX Sports

Thaís Garcia

Publicado

em

Ex-jogador da seleção holandesa, Marco van Basten, usa saudação nazista "sieg heil" durante transmissão da FOX Sports 16
Imagem: Colagem

Neste sábado (23), o ex-jogador da seleção holandesa, Marco van Basten (55), causou uma onda de indignação em seu país, ao usar as palavras nazistas “sieg heil” durante um programa da FOX Sports transmitido ao vivo na TV da Holanda, informou o jornal AD.

Durante a transmissão antes de um jogo do campeonato holandês de futebol, Heracles x Ajax, o apresentador do programa entrevistou o treinador alemão do time de futebol holandês Heracles, Frank Wormuth. Reagindo à entrevista feita em alemão, espontaneamente Van Basten evocou: “sieg heil, menos seu cabeça de pudim”, ironizando o alemão do entrevistador.

‘Sieg heil’ (tradução: Salve a Vitória) era uma saudação usada na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Depois que as palavras de Van Basten causaram espanto nas mídias sociais, ele deu uma breve desculpa, explicando que aos seus olhos foi apenas uma “piada fora de contexto”.

“Não quis chocar as pessoas, só queria ridicularizar o alemão do Hans [o apresentador]. Mas peço desculpas”, disse o ex-jogador e ex-técnico da seleção holandesa de futebol, que estava no estúdio como comentarista do jogo.

Seu comentário soou de forma negativa na Holanda; não apenas pelas palavras nazistas usadas, mas também por causa do mau momento no futebol holandês.

Nesta última semana, todos os clubes de futebol do país participaram de uma campanha contra o racismo e a discriminação em campos de futebol.

A campanha foi feita como resultado de um grande incidente no domingo (17), durante uma partida do FC Den Bosch x Excelsior.

O jogador de futebol Ahmad Mendes Moreira foi discriminado em campo pelos torcedores do Den Bosch. Ele foi chamado pela torcida de “”Preto Bocet*”, “Negro bocet*”, “Catador de algodão” e “Pedro, o Preto” (o ‘Zwarte Piet’ – ajudante negro do Papai Noel holandês).

Ex-jogador da seleção holandesa, Marco van Basten, usa saudação nazista "sieg heil" durante transmissão da FOX Sports 17

Atacante do Excelsior, Ahmad Mendes Moreira, que foi discriminado em campo pelos torcedores do Den Bosch na Holanda.

O jogo foi interrompido por 10 minutos, continuou, mas causou uma onda de choque na Holanda.

A FOX Sports também se desculpou pelo comentário de Van Basten. Segundo um porta-voz, “sua declaração é inadequada não apenas hoje, mas todos os dias”.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

alan correa criação de sites