Redes Sociais

Mundo

Guatemala anuncia mudança de embaixada para Jerusalém

Athos Menezes

Publicado

em

Guatemala anuncia mudança de embaixada para Jerusalém 21

O presidente da Guatemala anunciou, neste último fim de semana, que mudará a embaixada do seu país, que hoje se encontra em Tel Aviv, e irá transferi-lá para Jerusalém. 

Em uma proncunia no domingo para a conferência anual do AIPAC (Comitê de Relações Pública da América e Israel) em Washington, o Presidente Morales disse que seu governo seguirá a liderança do presidente dos EUA, Donald Trump, porque este é o caminho certo. Ambos os líderes anunciaram intenções de transferir as embaixadas de suas nações para Jerusalém em dezembro, mas Morales – como o Trump – apenas especificou recentemente seu cronograma.

Morales disse ao Jerusalem Post após seu discurso que a Guatemala recebeu “a recusa que se esperava” da decisão. Mas ele enfatizou sua crença de que mais países seguiriam sua liderança.
“Tivemos conversas não oficiais”, disse ele, falando através de um tradutor, referindo-se geralmente às nações da América Latina e da Europa, que ele se recusou a identificar.
Morales também disse que a decisão foi conduzida pelo princípio diplomático da reciprocidade, o que indica que uma nação dá tanto quanto é necessário.

“Há uma regra – a regra da reciprocidade. Acreditamos que, com Israel, fomos bons amigos desde o estabelecimento do estado judeu “, disse ele ao Jornal.

Em seu discurso, Morales disse que o movimento de Trump “abriu espaço” para que outras nações fizessem o que sabiam que eram justas por algum tempo, mas uma razão ou outra, não tinha a coragem nem a convicção de fazer.

“Gostaria de agradecer o Presidente Trump por liderar este caminho. Sua decisão corajosa nos incentivou a fazer o que é certo “, disse ele. “É importante ser o primeiro. É mais importante fazer o que é certo “.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Clássico, Patriota, Cristão e Honesto. Tudo aquilo que o outro lado não gosta!

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites