Redes Sociais

China

Governo chinês instala aplicativo de vigilância nos celulares de turistas

Davy Albuquerque

Publicado

em

Governo chinês instala aplicativo de vigilância nos celulares de turistas 20
De acordo com uma investigação feita pelos jornais The GuardianThe New York Times e Süddeutsche Zeitung, oficiais que trabalham na imigração de turistas estão sendo acusados de instalar um aplicativo de vigilância nos aparelhos de quem chega ao país. Pior, tudo sem qualquer consentimento por parte do usuário.

De acordo com os relatos da imprensa internacional, a ação se dá na região de Xinjiang, no noroeste da China. Tido como uma antiga rota comercial entre o Oriente Médio, o território autônomo é uma preocupação para Pequim, já que que faz fronteira com países como Quirguistão, Afeganistão e Paquistão, além de outros cinco países. Quase todos com maioria muçulmana.

No caso, quem atravessa a fronteira entre o Quirguistão e a China é solicitado a entregar seus celulares e senhas de acesso para os oficiais. O aparelho só é devolvido após a instalação de um aplicativo chamado “Fēng cǎi”. O programa funciona como um espião e é capaz de roubar dados de e-mails, mensagens de texto e contatos. Depois de instalado, o usuário não é notificado e o aplicativo fica oculto no dispositivo, o que dificulta sua desinstalação.

A notícia, porém, pode ser menos preocupante para quem usa um iPhone. Isso porque, por ora, apenas celulares com o sistema operacional Android teriam sido afetados.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Colunista político e editor-chefe do Conexão Política; Fundador do Movimento Brasil Conservador. Brasileiro com orgulho, cristão por convicção, política por vocação.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites