Redes Sociais

França

Táxi fluvial “voador” testa as águas do rio Sena em Paris

Thaís Garcia

Publicado

em

Táxi fluvial "voador" testa as águas do rio Sena em Paris 21
Imagem: Sea Bubbles/Facebook

Batizada de “Sea Bubble”(Bolha do Mar), a aeronave branca aerodinâmica deslizou sobre o rio Sena a velocidades de até 30 km/h, pairando 50 centímetros acima da água.

O táxi fluvial elétrico “voador”, aclamado por seus criadores como o futuro do transporte urbano limpo, está sendo submetido a uma bateria de testes em Paris nesta semana, com o objetivo de estar em serviço na primavera europeia de 2020.

Uma viagem da Torre Eiffel até a catedral de Notre Dame, na bolha, leva apenas alguns minutos. Enquanto a embarcação faz o trajeto em pouco tempo, o tráfego ao longo das margens do rio pode demorar horas.

De volta para o futuro
O táxi, que parece uma versão náutica do carro DeLorean DMC-12, do filme de ficção científica dos anos 80, “Back To The Future” (De Volta para o Futuro), é uma ideia do iatista francês Alain Thebault.

Táxi fluvial "voador" testa as águas do rio Sena em Paris 22

O carro DeLorean DMC-12, do filme de ficção científica dos anos 80 “Back To The Future” (De Volta para o Futuro).

Não faz barulho, nem ondas e também não emite CO2, conquistando a aprovação de autoridades francesas de transporte que buscam dotar a capital de novas opções de transporte limpo, antes dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

O “Sea Bubble” é semelhante a um aerobarco, com folhas de fibra de vidro que se projetam para içar o casco no ar, quando ele atinge uma certa velocidade, alimentado por baterias elétricas.

Um primeiro protótipo, para quatro passageiros, foi testado no Sena em junho de 2017, com a prefeita Anne Hidalgo dando uma volta.

Operações comerciais
Os operadores da embarcação dizem que foram inundados com pedidos de táxis de cidades como Genebra, Miami e Saint-Tropez. Em Paris, há uma parceria com uma operadora de turismo que oferece passeios de luxo no Sena.

“Todos os sinais parecem estar verdes para o início das operações comerciais dos nossos Taxis Bolhas, nos primeiros três meses de 2020”, disse o CEO e campeão de windsurf sueco da Sea Bubbles, Anders Bringdal.

A missão do Táxi Bolha é colocar o Sena de volta, no centro da mobilidade na grande área de Paris, respeitando o princípio “ruído zero, ondas zero e emissões zero de CO2”.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites