Segundo o Ministério Público de Paris, o homem de 45 anos que esfaqueou quatro policiais na sede da polícia de Paris e feriu um quinto, nesta última quinta-feira (3), é um terrorista muçulmano. Mikaël Harpon estava em contato com membros do movimento salafista.
O movimento salafista é um movimento dentro do islamismo sunita que promove a aplicação da Xaria (lei islâmica).
“A investigação de telefonemas entre Mikaël e sua esposa mostrou que o casal havia trocado 33 mensagens de texto na quinta-feira (3). Durante as trocas de mensagens, o terrorista escreveu mensagens religiosas que terminavam com duas expressões: ‘Alá Akbar’ e ‘siga nosso amado profeta e reflita profundamente no Alcorão’ “, disse Jean-François Ricard, promotor do departamento antiterrorista.
Ataque
O ataque ocorreu ao lado da Catedral de Notre Dame, no histórico quartel-general da polícia de Paris, nesta última quinta-feira (3), por volta das 12:53 h (horário local), no centro da cidade.
O terrorista iniciou seu ataque com duas facas que havia comprado no mesmo dia do atentando: uma faca de cozinha de 33 centímetros e uma faca para ostras.
Um estagiário que trabalha com a polícia, há menos de uma semana, neutralizou o terrorista a tiros.
O terrorista, natural do Caribe francês, trabalhava nos serviços policiais há 20 anos, como oficial administrativo do ramo de inteligência, relatou o Le Parisien.