Redes Sociais

França

França: Macron cai e Le Pen avança nas pesquisas da corrida presidencial de 2022

Thaís Garcia

Publicado

em

França: Macron cai e Le Pen avança nas pesquisas da corrida presidencial de 2022 20
Imagem: Javier Zarracina/Vox

Na França, a candidata presidencial da direita para 2022, Marine Le Pen, cresceu nas pesquisas eleitorais realizada pelo Ifop para o Le Journal du Dimanche. Os números mostram que há uma possível chance de revanche entre ela e o atual presidente Emmanuel Macron na primeira e segunda rodadas da corrida presidencial.

Os resultados da pesquisa foram publicados pelo conselho editorial do Le Journal du Dimanche (JDD) no dia 3 de novembro. A pesquisa do Ifop foi realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, com uma amostra representativa de 1.503 eleitores registrados. A margem de erro da pesquisa ficou entre 1,4 e 3,1 pontos.

De acordo com a pesquisa, houve um aumento acentuado no apoio a Le Pen em comparação com o primeiro turno das eleições de 2017, onde ela obteve 21,3% dos votos, contra os 24% de Macron. Marine Le Pen e Emmanuel Macron receberiam entre 27 e 28% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022. Este número aumentou quase 7 pontos.

A pesquisa também mostra um aperto dramático nas pontuações no segundo turno. Marine Le Pen também diminuiu a diferença em um confronto na segunda rodada entre ela e Macron em 2022.

Comparado ao segundo turno em 2017, quando Macron marcou 66,1% contra 33,9% de Le Pen, se um segundo turno acontecer entre Le Pen e Macron, o atual presidente perde dois pontos, ficando com 55% das intenções de voto e Marine Le Pen avança dois pontos, com 45% de intenção de voto.

Três hipóteses foram testadas no primeiro turno com todos os candidatos e a presença de Xavier Bertrand, François Baroin ou Valérie Pécresse. Emmanuel Macron e Marine Le Pen alcançam a segunda rodada nos três casos.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais. Lutando pelos verdadeiros direitos humanos e pela Igreja Perseguida.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites