Redes Sociais

Europa

Caso de vírus corona confirmado na Finlândia. Número de contaminados na Europa aumenta para 10

Thaís Garcia

Publicado

em

Caso de vírus corona confirmado na Finlândia. Número de contaminados na Europa aumenta para 10 15
Imagem: Colagem/Conexão Política

Um novo caso do vírus corona foi confirmado na Finlândia, de acordo com o Helsinki Times – o primeiro na região nórdica. Até o momento, há 10 casos de vírus corona confirmados na Europa.

A França também confirmou quarta-feira (29)  seu quinto caso do vírus, aumentando o número total de casos confirmados do vírus na Europa para 10. Os outros 4 casos foram registrados na Alemanha.

A paciente na Finlândia é uma turista chinesa de 32 anos de Wuhan, que chegou ao país na quinta-feira (23) e estava hospedada em uma estação de esqui na cidade de Saariselkä, no norte do país. Ela começou a apresentar sintomas gripais no domingo (26) e foi ao hospital na terça-feira (28).

O distrito de saúde da Lapônia está checando 15 pessoas que podem ter tido contato com o vírus. Mika Salminen, diretora do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL), disse ao jornal Hufvudstadsbladet que o risco de a doença se espalhar na Finlândia ainda é pequeno.

Enquanto isso, a Ministra da Saúde francesa, Agnès Buzyn, disse que o quinto paciente de seu país é filha de um turista chinês que já havia sido diagnosticado.

Tanto a nova paciente quanto o pai de 80 anos estão em terapia intensiva. A mulher estaria na casa dos trinta.

“Sua condição se deteriorou. Ela recebe oxigênio”, disse a ministra da Saúde, Agnès Buzyn.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que reunirá seu comitê nesta quinta-feira (30) para considerar novamente se deve declarar uma emergência internacional de saúde pública. Na semana passada, o comitê se recusou a declarar esse status.

Em uma conferência de imprensa em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na quarta-feira (29) que seria bom ter um “sistema de semáforo” mais exigente para classificar emergências de saúde global, com as opções de “verde”, “amarelo” ou “vermelho” – uma ideia que ele disse estava sendo discutida.

Alemanha

Vários casos do vírus já foram confirmados na Alemanha. Quatro alemães infectados trabalham na mesma empresa. Provavelmente, eles foram contaminados por uma colega chinesa que fazia um curso na Baviera.

Ainda não há pânico na Europa, embora mais casos estão sendo confirmados em mais e mais países.

Mundo

Até o fechamento da matéria, o número de casos confirmados subiu para 7.783. Foram registradas 170 mortes e 133 remissões. Apenas na China Continental são 7.678 casos confirmados. Vários países registraram um aumento no número de contaminações com o vírus corona.

Tailândia: 14
Japão: 11
Hong Kong: 10
Singapura: 10
Taiwan: 8
Austrália: 7
Macau: 7
Malásia: 7
França: 5
EUA: 5
Alemanha: 4
Coreia do Sul: 4
Emirados Árabes Unidos: 4
Canadá: 3
Vietnã: 2
Camboja: 1
Finlândia: 1
Nepal: 1
Sri Lanka: 1

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

alan correa criação de sites