Redes Sociais

Estados Unidos

Conheça a história de Brody: os pais dele se recusaram em abortá-lo por má formação fetal

Ainda no ventre, ele foi diagnosticado com lábio leporino bilateral com fenda palatina.

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Sara Heller/ Facebook

Sara Heller, residente de Omaha, que fica localizada no estado americano de Nebraska, nos Estados Unidos, descobriu durante uma série de ultrassons que o filho dela, Brody, tinha uma grave má formação fetal chamada lábio leporino bilateral com fenda palatina. Esse fenômeno ocorre quando o bebê nasce com o céu da boca aberto, formando uma fenda nesse local, acompanhada por duas abertura nos lábios, podendo chegar até a região do nariz — que era o caso de Brody.

Nos Estados Unidos, apenas nove outras crianças nasceram nessas mesmas condições.

Apesar das preocupações dos pais, o casal decidiu não seguir o ‘conselho’ dos médicos que sugeriam em abortar a criança.

“Eles nos perguntaram se queríamos interromper a gravidez”, disse o pai, Chris Eidam, ao Omaha News.

Contudo, Sara e Chris estavam determinados a ter seu bebê.

Tanto o lábio leporino como a fenda palatina são causados por uma má formação fetal que ocorre quando os dois lados do rosto se unem, por volta das 16 semanas de gestação. Estas alterações no rosto podem trazer algumas complicações para o bebê, principalmente na alimentação, podendo levar a casos de desnutrição, anemia, pneumonia aspirativa e, até, infecções frequentes.

Por estes motivos, todo bebê que nasce com fenda palatina ou lábio leporino deve fazer uma cirurgia para reconstruir os tecidos da boca, ainda no primeiro ano de vida.

A cirurgia é capaz de fechar o lábio e o céu da boca, e o bebê se recupera completamente em poucas semanas após a operação, ficando sem complicações no crescimento dos dentes e na alimentação.

Sara e Chris, sem condições de pagar pela cirurgia, estavam determinados a mudar o julgamento das pessoas sobre lábio leporino e fenda palatina. Por isso, ela e o marido resolveram compartilhar fotos do pequeno Brody em suas redes sociais.

“É normal ter orgulho do seu bebê, independentemente das circunstâncias”, disse a mãe.

Embora os pais esperassem que o compartilhamento de fotos normalizasse a fenda labial e palatina, às vezes pessoas podem comentar coisas desagradáveis.

Sara recebeu muitos comentários negativos no Instagram depois de publicar fotos de seu filho.

Uma pessoa escreveu: “O que há de errado com o rosto dele?”.

Sara disse que não apenas ficou chocada com o comentário, mas também não quis defender a aparência do filho enquanto ele era apenas um recém-nascido.

“Eu não estava preparada para defender meu filho de 3 meses e por que ele parece ‘diferente’ dos outros bebês”, disse Sara ao Today.

“Decidi aprender com isso em vez de confrontar, porque é isso que quero que Brody faça no futuro. Quero educá-lo para ser um exemplo para outras crianças que ainda não têm voz própria”, frisou.

Mas nem todas as respostas foram negativas, de acordo com o Today. Horas depois de receber aquele comentário, Sara saiu para jantar com o pequeno Brody e algumas amigas.

Quando todos terminaram de comer, um funcionário do restaurante colocou o que parecia ser um guardanapo sobre a mesa. Então, Sara logo descobriu que era um cheque dobrado.

Ela relata que a emoção era tão grande, que não conseguia acreditar naquilo que seus olhos estavam vendo.

Havia um cheque (de muitos zeros) e um recado: “Para o seu lindo bebê”.

O gesto daquele homem levou Sara às lágrimas.

“As lágrimas imediatamente caíram pelo meu rosto e senti uma felicidade imensa, indescritível”, relatou.

Graças ao presente surpresa, Sara e Chris puderam pagar as despesas médicas do filho e as cirurgias necessárias para corrigir sua condição.

Brody passou por várias cirurgias que ajudaram a corrigir seu lábio e fechar a fenda.

Sua transformação foi tão bem-sucedida que a sua condição é quase imperceptível, surpreendendo a todos. E graças aos médicos e cirurgiões qualificados, Brody poderá comer e falar. Os pais ficaram muito gratos pelo gesto gentil que receberam.

Um gesto bondoso e surpreendente de um estranho fez uma grande diferença para esta família, que poderia contar com todo o apoio.

Felizmente, seus pais sabiam que uma criança é mais do que apenas sua aparência e que os obstáculos são feitos para serem superados. Com pais tão amorosos e sábios e uma atitude bondosa de um estranho, Brody percorreu um longo caminho!

“A generosidade de um estranho restaurou nossa fé na humanidade”, disse Sara Heller ao Today.

“Ser pai de Brody me ensinou que as pessoas se importam. Estranhos em todo o país querem ouvir sua história e orar por ele”, disse Chris Eidam.

Confira abaixo algumas fotos do pequeno Brody:

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução