Redes Sociais

EUA

Capital do Colorado, EUA, descriminaliza cogumelos alucinógenos

Redação

Publicado

em

Imagem: Michael Ciaglo / AFP

A capital do Colorado, Denver, já pioneira na cannabis, tornou-se na quarta-feira (08) a primeira cidade dos Estados Unidos a descriminalizar o uso da psilocibina, o ingrediente ativo dos cogumelos alucinógenos.

Quatorze anos atrás, Denver já era a primeira cidade americana a descriminalizar a posse de cannabis em pequenas quantidades, antes de ser completamente em 2007. Hoje, a capital do Colorado é mais uma vez pioneira.

Seus habitantes escolheram, em referendo, por descriminalizar o uso de cogumelos alucinógenos. A iniciativa obteve uma maioria muito estreita de votos a favor: 50,56% contra 49,44% dos 176.000 votos expressos. Os resultados oficiais só serão conhecidos dentro de uma semana.

A votação é basicamente simbólica. Tecnicamente, a substância permanecerá ilegal sob a lei do Colorado e o governo federal. Mas os fundos municipais não podem mais ser alocados para a aplicação de sanções penais. Os criminosos enfrentam até um ano de prisão com uma multa pesada. De acordo com o Denver Post, a polícia registrou apenas 158 prisões relacionadas à psilocibina, substância ativa de alguns cogumelos alucinógenos, nos últimos três anos. A maioria dos acusados ​​acabou escapando da prisão. As autoridades podem, no entanto, continuar a levar esses casos a tribunal. Após a descriminalização da cannabis, a polícia de Denver continuou a aplicar a lei antes que a maconha recreativa fosse legalizada em todo o Colorado nove anos depois.

O governo dos EUA classifica a psilocibina como um produto alucinógeno proibido, na mesma categoria que a heroína ou o LSD. Uma iniciativa semelhante fracassou no ano passado na Califórnia para ser colocada em votação popular.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

Parceiros

alan correa criação de sites