Redes Sociais

Mundo

EUA vão posicionar forças militares na Arábia Saudita

Thaís Garcia

Publicado

em

EUA vão posicionar forças militares na Arábia Saudita 20
© Kevin Lamarque/ Reuters

Em vista da ameaça militar iraniana, os Estados Unidos estão enviando forças militares, incluindo caças, mísseis de defesa aérea e provavelmente mais de 500 soldados, para uma base aérea saudita.

Em 2003, os EUA saíram da Arábia Saudita, logo após o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein ser deposto.

O Ministério das Relações Exteriores saudita confirmou a vinda dos americanos. O próprio país anseia melhorar a segurança na região e entende que os soldados americanos podem ser de grande valia para isso.

“Também queremos mais cooperação militar com os Estados Unidos”, disse um membro da equipe do Departamento de Defesa à agência de notícias SPA.

De acordo com altos funcionários de defesa dos EUA, algumas tropas dos EUA e sistemas de mísseis antiaéreos da Patriot já chegaram à Base Aérea Prince Sultan, ao sul de Riad.

O acordo para o envio das forças militares americanas havia sido fechado em maio deste ano e, portanto, não seria uma reação ao último ataque iraniano de sexta-feira (19) contra um navio-tanque britânico no Golfo Pérsico.

Em uma declaração por escrito, o Comando Central dos EUA disse que a força militar na Arábia Saudita foi aprovada pelo Pentágono.

“Esse movimento de tropas tem um efeito extra de dissuasão e garante nossa capacidade de defender nossos interesses na região contra as crescentes ameaças”, disse o porta-voz do Comando Central.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites