Redes Sociais

Espanha

Espanha: Partido de direita VOX dobra assentos no parlamento, tornando-se o terceiro maior partido do país

Thaís Garcia

Publicado

em

Espanha: Partido de direita VOX dobra assentos no parlamento, tornando-se o terceiro maior partido do país 20
Imagem: Getty Images

O partido espanhol de direita, o VOX, entrou no Parlamento espanhol pela primeira vez na primavera europeia passada. Neste fim de semana, na quarta eleição nacional do país em apenas quatro anos, o número de legisladores do partido dobrou, tornando-o o terceiro maior partido do país.

O partido socialista, PSOE, liderado pelo primeiro-ministro interino Pedro Sanchez, que acreditava que essa eleição instantânea fortaleceria a posição de seu partido no governo, terminou em primeiro lugar. No entanto, com menos assentos do que conquistou nas eleições passada.

O esquerdista Unidas Podemos, principal aliado dos socialistas no parlamento espanhol, perdeu ainda mais cadeiras do que seu ex-parceiro de coalizão.

O Partido Popular (PP) do “centrão”, que liderou o país antes de Sanchez e o PSOE, também obteve ganhos consideráveis, enquanto um outro partido centrista, o Cidadão, desapareceu.

A seguir, o resultado das quartas eleições nacionais espanholas com 99,8% dos votos contados.

O resultado eleitoral de domingo indica que o atual impasse entre as alas esquerda e direita na Espanha continua, sugerindo que pode levar semanas ou até meses até que um novo governo seja formado.

Após o anúncio dos resultados da eleição, Matteo Salvini, direitista preeminente da Itália e ex-ministro do Interior do país, saudou os grandes avanços de seus amigos do VOX, e antecipou com razão as reações odiosas da grande mídia e políticos do ‘establishment‘.

“Aposto que já existem títulos prontos de notícias e jornais sobre ‘vitória da extrema-direita, racistas, soberanistas, fascistas’. Nem um pouco racista ou fascista. Na Itália e na Espanha, queremos apenas viver em paz em nossa própria casa ”, disse Salvini no Twitter.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais. Lutando pelos verdadeiros direitos humanos e pela Igreja Perseguida.

1 Comentário

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites