Redes Sociais

Cuba

Cuba tem menor produção de açúcar em 120 anos

Redação

Publicado

em

Trabalhador de usina açucareira em Cuba. Imagem: Reprodução / ACN

A estatal cubana monopolista em açúcar, Azcuba, conseguiu cumpriu com seus compromissos de exportação para esta temporada, mas a produção está em grande baixa, 13% abaixo do planejado, disse a agência de notícias oficial Prensa Latina neste final de semana, citando um porta-voz da companhia, Liobel Perez.

Perez afirmou à agência de notícias que o desempenho neste ano ficou 31% acima da produção do ano passado, de cerca de 1 milhão de toneladas.

Isso colocaria a produção da colheita deste ano em 1,3 milhão de toneladas, um dos menores níveis desde o início dos anos 1900, segundo o Reuters

Cuba, que já teve o açúcar como um sinônimo, produziu 1,9 milhão de toneladas de açúcar bruto na safra 2016-2017, segundo a Organização Internacional de Açúcar. Mas uma prolongada seca, o furacão Irma em setembro de 2017 e chuvas fora de época devastaram a colheita seguinte.

Cuba tem enfrentado uma grave crise de liquidez devido ao colapso de sua aliada estratégica Venezuela, além de novas sanções dos EUA e das ineficiências de sua economia de estilo soviético. O país cortou drasticamente suas importações, o que criou novos problemas para sua já descapitalizada indústria.

Cuba consome entre 600 mil e 700 mil toneladas de açúcar por ano e tem um acordo para vender à China 400 mil toneladas anuais. O restante da produção é vendido no mercado.

No ano passado, Cuba precisou importar algum açúcar, o que provavelmente também acontecerá neste ano.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Conexão Política é um jornal digital inteiramente compromissado com a cobertura e análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | [email protected]

alan correa criação de sites