Redes Sociais

Mundo

Coronavírus: Enfermeiros exaustos na China; Aumento de casos na Europa, EUA, Japão e Coreia do Sul

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

O vírus corona já infectou mais de 81.245 pessoas e matou 2.770, segundo a Comissão Nacional de Saúde da China.

China

A China ampliou o alerta para o novo vírus corona nas províncias do noroeste da Mongólia Interior e Xinjiang e na província de Sichuan, no sudoeste. O risco de contrair o vírus nessas províncias diminuiu ainda mais, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

Ontem, 52 pessoas morreram na China como resultado do Covid-19. Todas as mortes foram na província de Hubei.

Na cidade de Nanjing, 94 passageiros de uma aeronave sul-coreana foram colocados em quarentena depois que a febre foi diagnosticada por três passageiros chineses. Os três passageiros foram levados para o hospital.

Os enfermeiros que lutam contra o vírus corona em Wuhan disseram que não conseguem lidar com o intenso trabalho e pedem ajuda em uma notável carta aberta na revista médica The Lancet. A carta foi escrita por enfermeiros em Wuhan como uma chamada mundial para ajudar colegas na maior fonte mundial de vírus corona.

Aqueles que agora trabalham nos hospitais da cidade estão psicologicamente e fisicamente exaustos, de acordo com os escritos muito incomuns que estão em desacordo com a propaganda otimista do governo comunista chinês. Apesar dos esforços de milhares de voluntários, as enfermeiras não conseguem lidar com o trabalho, diz uma enfermeira que veio como reforço da província de Guandong.

As circunstâncias em Wuhan são muito mais difíceis do que ele poderia imaginar. Por exemplo, existe uma grave escassez de respiradores e todos os tipos de roupas de proteção. Por causa da lavagem necessária e frequente das mãos, muitos enfermeiros têm erupções cutâneas. Outros têm bolhas nas orelhas devido ao uso constante de máscaras.

“Às vezes, quatro pares de luvas de borracha são usadas uma sobre a outra. Torna-se difícil abrir pacotes de medicamentos ou injeções. Como leva muito tempo para vestir os trajes de proteção, as refeições são puladas, fazendo com que os enfermeiros fiquem fisicamente exaustos e, às vezes, desmaiem. ..Além da exaustão física, também sofremos de exaustão psicológica. Somos cuidadores profissionais, mas também somos pessoas. Sentimo-nos impotentes como todos e estamos ansiosos e assustados.”

Aparentemente, 14.000 enfermeiras de toda a China foram levadas para Wuhan, segundo o autor da carta.

União Europeia

 Os países da União Europeia devem coordenar seus esforços em torno do surto do vírus Covid-19, a fim de evitar abordagens diferentes, informou a Comissão Europeia de Saúde. Ela quer que os países europeus apresentem seus planos de ação.

Segundo a comissão, a Itália viu um aumento significativo no número de infecções por vírus. O vírus já foi diagnosticado em 322 pessoas. Aldeias inteiras são isoladas do mundo exterior.

O aumento do vírus é, segundo a comissão “motivo de preocupação, mas não de pânico”. “Todos os Estados-Membros devem nos informar sobre seus planos de preparação. Diferentes abordagens na Europa devem ser evitadas”.

Alemanha

Na Alemanha, há 18 casos. Um porta-voz da clínica da universidade em Düsseldorf, onde ontem foi admitido um homem infectado com coronavírus da vila de Langbroich, afirmou que a esposa do infectado também está contaminada.

O homem infectado ainda corre risco de vida, segundo o hospital, mas está estável. Sua esposa está infectada de acordo com os testes, mas não apresenta sintomas graves. Dizem que a mulher trabalha em uma creche na região de Heinsberg, segundo o site da emissora WDR.

França

A França relatou que um homem de 60 anos morreu em Paris devido aos efeitos do vírus corona. O número total de mortes por coronavírus chega a 2, com a morte do paciente e é o primeiro francês a sucumbir ao vírus. Antes, um turista chinês de 80 anos morreu do vírus. A nova morte é um dos 3 novos casos de infecção no país. Em um caso, é um homem de 55 anos de Amiens, o outro paciente é um homem de 36 anos de Estrasburgo.

Dizem que o homem de 55 anos está em estado grave, informou a CNN. O outro homem parece ter estado recentemente na região italiana da Lombardia, onde o vírus já foi diagnosticado em mais de 250 pessoas. Até agora, houve 17 casos confirmados de infecção na França.

Um grupo de hóspedes em um hotel na cidade de Beaune deve permanecer em seus quartos após a morte de um chinês no hotel. O homem morreu de causa desconhecida na noite de terça para quarta-feira. Segundo o jornal local Le Bien Public, ele teria sofrido um ataque cardíaco. As autoridades não querem correr riscos e verificam se há alguma contaminação com o novo vírus corona. Cerca de 30 hóspedes estão sendo passando por exames. Eles podem ter tido contato com o turista chinês falecido que veio de Hong Kong. Os outros hóspedes do hotel Ibis Beaune Centre tiveram permissão para sair.

Itália

As autoridades italianas estabeleceram que pelo menos 374 pessoas estão infectadas com o vírus corona. As regiões ricas do norte do Veneto e da Lombardia foram particularmente atingidas. O número de mortos na Itália também aumentou de 7 para 12 hoje.

Uma décima segunda morte pelo novo vírus corona foi registrada. Todas as pessoas que morreram na Itália até agora eram idosas ou tinham condições médicas preexistentes.

A Lombardia é a região da Itália mais afetada pelo surto do vírus corona.

As autoridades italianas relatam que 4 crianças também estão infectadas com o vírus Covid-19. O mais jovem dos pacientes tem 4 anos, segundo a agência de notícias Reuters.

Grécia

O Ministério da Saúde da Grécia relatou que o país detectou uma infecção do coronavírus inicial. É sobre uma mulher grega de 38 anos que viajou recentemente para uma área no norte da Itália, disse o porta-voz do Ministério, Sotiris Tsiodras.

“Ela está em boas condições e está sendo observada por uma equipe de colegas extraordinários em Thessaloniki.”

As autoridades gregas estão tentando descobrir com quem a mulher entrou em contato desde que ficou na Itália. Quem esteve perto da mulher é colocado em isolamento.

Espanha

Um homem de 24 anos de Madri está infectado com o vírus corona, segundo o jornal El Mundo. O homem viajou recentemente pela Itália. Ele está em boas condições e foi levado ao hospital.

Romênia

O coronavírus foi detectado pela primeira vez na Romênia, Leste Europeu. Haveria um homem com o vírus em quarentena em um hospital especializado na capital, Bucareste, disseram fontes médicas a um canal de televisão local.

O homem deveria ter retornado da Itália cerca de três semanas atrás. Cerca de 1,3 milhão de romenos vivem e trabalham nesse país do sul da Europa. Centenas de pessoas já contraíram o vírus lá. Dez pacientes morreram.

Croácia

Por enquanto, um caso de infecção do coronavírus é conhecido na capital croata Zagreb.

Áustria

As autoridades de Innsbruck, na Áustria, colocaram em quarentena um grande hotel no centro da cidade por causa do vírus corona. Uma recepcionista italiana trabalhou no Grand Hotel Europa que contraiu o vírus. Sua casa em Innsbruck, Tirol, também está isolada.

Os primeiros casos do vírus na Áustria foram relatados em Innsbruck. São dois homens de 24 anos que moram lá. Eles foram levados para um hospital. Um homem de 55 anos em Linz também pode estar infectado pelo vírus.

EUA

Atualmente, pacientes americanos estão sendo isolados em hospitais. Não há indicações de que o vírus esteja se espalhando nas comunidades ao seu redor. No entanto, de acordo com o CDC, esse cenário deve ser levado em consideração.

Não se trata tanto de saber se isso vai acontecer, mas principalmente quando exatamente”, disse Nancy Messonnier, executiva do CDC.

Se ocorrerem infecções em maior escala, as escolas poderão ser fechadas localmente ou mais pessoas terão que trabalhar em casa. Messonnier disse que os americanos podem perguntar às escolas, por exemplo, se há planos de fornecer aulas pela internet.

O ministro da Saúde, Alex Azar, alertou hoje que seu país “não pode ser hermeticamente fechado” para um vírus. “E temos que ser realistas sobre isso.”

Os americanos devem se preparar para um surto de vírus corona em seu país. Isso pode ter grandes consequências para a vida cotidiana, alerta o serviço de saúde CDC.

Nos Estados Unidos, 57 casos foram relatados até o momento. Na maioria dos casos, isso pode ser atribuído ao Diamond Princess, o navio de cruzeiro que teve que quarentena com o Japão. As autoridades americanas resgataram centenas de pessoas naquele navio.

O apresentador Jon Snow, do canal de notícias americano Channel 4, ficou em quarentena após uma visita ao Irã.

O canal twittou um vídeo de Snow no qual ele explica por que escolheu ficar em isolamento por duas semanas. Com sua auto-quarentena, Snow segue as medidas recomendadas pelo governo.

“Fiquei isolado porque estive no Irã há quatro ou cinco dias e espero evitar grupos ou ir a algum lugar onde as pessoas possam estar”, disse Snow. “Isso significa que estou em casa”.

Jon Snow está em auto-isolamento após seu retorno do Irã, cobrindo as eleições do país.

Ele segue as orientações do governo para aqueles que retornaram recentemente de áreas com alto número de infecções por coronavírus – e ficará em casa pelas próximas duas semanas.

O CDC e minha administração estão fazendo um excelente trabalho ao lidar com o vírus Corona, incluindo o fechamento muito cedo de nossas fronteiras para certas áreas do mundo. Foi contestado pelos Democratas, ‘cedo demais’, mas acabou sendo a decisão correta”, disse o presidente americano Donald J. Trump no Twitter.

Trump também supõe que os casos americanos de contágio sobreviverão ao vírus.

“Eles estão melhorando … todos estão melhorando. O coronavírus é muito bem controlado nos Estados Unidos. Estamos em contato com todos e todos os países envolvidos. As organizações de saúde trabalham muito e com inteligência”, disse Trump.

Coreia do Sul

O coronavírus está se espalhando cada vez mais rápido na Coreia do Sul. Hoje, o país registrou mais de 170 novas infecções, elevando o número total no país para 1.261. A maioria dos novos casos, 134, foi diagnosticada na cidade de Daegu.

Na cidade, muitas das infecções estão ligadas à Igreja de Shincheonji de Jesus, onde o primeiro caso foi relatado a uma mulher de 61 anos. Não se sabe como ela foi infectada. A Coreia do Sul vai testar 200.000 membros da igreja.

Um soldado americano de 23 anos estacionado na Coreia do Sul contraiu o vírus corona. O soldado está estacionado em Camp Carroll, a 20 quilômetros de Daegu, diz a liderança do exército no país.

O homem está em quarentena em sua casa fora da base. Segundo a liderança do exército americano, é a primeira infecção de um soldado americano. A cidade de Daegu, no sudeste, é o epicentro do surto do vírus corona na Coreia do Sul.

Oriente Médio

A emissora estatal do Bahrein relatou que o número de infecções aumentou para 26. No aeroporto do estado da ilha, 3 mulheres que viajam do Irã foram diagnosticadas com o vírus.

Japão

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, quer suspender imediatamente todos os eventos esportivos e culturais do país por duas semanas. Isso é para evitar uma maior disseminação do vírus corona. Ele sugeriu que um time de beisebol de Tóquio decidisse manter o próximo jogo a portas fechadas.

“As próximas semanas são extremamente importantes quando se trata de impedir a propagação do vírus”, disse Abe. “É por isso que temos que impedir que grandes multidões se juntem”. Vários eventos esportivos no Japão já foram cancelados.

Por enquanto, os preparativos para os Jogos Olímpicos, que serão realizados no Japão no próximo verão, continuarão como de costume. Alguns membros do Comitê Olímpico Internacional sugeriram que uma possível decisão sobre a continuação do evento será tomada em maio.

Argélia

A Argélia agora também está relatando o primeiro paciente corona. Segundo a emissora estatal do país do norte da África, este é um italiano que voou para a Argélia em 17 de fevereiro. O homem foi colocado em quarentena.

 

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

alan correa criação de sites