Redes Sociais

Mundo

Co-fundador do Facebook alerta que Zuckerberg tem “poder quase unilateral”

Redação

Publicado

em

Co-fundador do Facebook alerta que Zuckerberg tem "poder quase unilateral" 15
O presidente e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Foto: Matt McClain / The Washington Post

O co-fundador do Facebook, Chris Hughes, deu uma grande manchete ao editorial do New York Times na semana passada, no qual ele argumentou que seu antigo lar corporativo deveria ser desmembrado pelo governo. Tanto assim que o responsável dos Assuntos Globais do Facebook, Nick Clegg, publicou uma resposta no editorial no NYT no sábado.

No domingo, Hughes conversou com Fareed Zakaria, da CNN, e reafirmou sua posição, sobre o CEO da rede social, Mark Zuckerberg: onipotente, inexplicável e acha que sabe o que é melhor para todos os outros.

“A sua maior preocupação […] é o grau em que Mark Zuckerberg tem controle quase total sobre as informações que todos nós acessamos”, disse Zakaria. Esse é um sentimento ecoado por muitos direitistas, particularmente alguns membros do Partido Republicano, após o depoimento no Congresso, e o presidente ter falado recentemente sobre a proibição das mídias sociais e a censura. Hughes concordou com a fala de Zakaria, que Zuckerberg tem muito controle sobre o que as pessoas leem e veem no mundo.

“Você sabe como o Facebook é estruturado enquanto empresa — Mark é o CEO, há um conselho, mas como ele é dono de 60% das ações com direito a voto, ele não é realmente responsável por esse conselho”, disse Hughes. “Funciona mais como um conselho de assessores do que qualquer outra coisa.”

“Mas o mundo em que estamos agora é um em que eu acho que Mark Zuckerberg tem muito poder”, disse ele. Poder quase unilateral “.

A senadora democrata Elizabeth Warren aplaudiu Hughes por seu editorial. O senador republicano Ted Cruz retwittou Warren, numa atitude de concordância na premissa de Hughes de que a empresa está controlando o discurso.

No mês passado, o próprio Zuckerberg pediu maior regulamentação do governo, informou o The Blaze.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites