O popular cântico religioso cristão “Sing Hallelujah to the Lord” (Cante Aleluia ao Senhor) tornou-se o hino tema dos protestos em Hong Kong contra uma lei da extradição para a China que tem levado milhões de pessoas às ruas nos últimos dias.
Na última semana, o cântico tem sido ouvido o tempo todo no principal local de encontro dos protestos, em frente à Assembleia Legislativa. Também foi entoado nas marchas e até em momentos de tensão com a polícia local, que chegou a atirar balas de borracha nos manifestantes e usar gás lacrimogêneo.
Tudo começou com um grupo de estudantes cristãos que cantaram vários cânticos religiosos no principal local do protesto, entre esses cânticos o “Cante Aleluia ao Senhor”, que conseguiu ganhar mais aceitação entre a multidão, apesar de apenas cerca de 10% dos cidadãos de Hong Kong serem cristãos.
“Foi este que as pessoas pegaram, porque é fácil para as pessoas repetirem com uma mensagem simples e melodia fácil”, disse Edwin Chow a Reuters. Edwin Chow tem apenas 19 anos, e é presidente da Federação de Estudantes Católicos de Hong Kong.
O hino foi composto em 1974 por Linda Stassen-Benhamin, nos EUA, para a Páscoa. As suas cinco palavras são repetidas ao longo de quatro estrofes num tom baixo, que lhe dá um ar de solenidade meditativa.
“Parem de disparar ou cantamos ‘Aleluia ao Senhor'” lia-se num dos cartazes entre os manifestantes depois de balas de borracha terem sido disparadas.
Os manifestantes dizem que o cântico religioso tem ajudado em alguns casos a fazer baixar a tensão com a polícia. “Tem um efeito calmante”, disse Timothy Lam, de 58 anos, um padre na Grace Church de Hong Kong, que tem estado presente nas manifestações para promover a paz.
A alegação principal que move o protesto é de que a lei proposta poderia fazer com que o governo comunista chinês tire qualquer pessoa de Hong Kong por razões políticas ou por qualquer tipo de ofensa.
Hong Kong era uma antiga colônia britânica que foi devolvida à China em 1997 sob a condição de que tivesse um sistema legal separado.
Crowds outside the protest spot known as Civic Square sing "Sing Hallelujah to the Lord." They have been doing so since Tuesday evening. pic.twitter.com/asT0PeGqLd
— Hong Kong Free Press HKFP (@hkfp) June 12, 2019
Protesters singing "Sing Hallelujah to the Lord" to the policemen inside the police car. #ExtraditionBill #ExtraditionLaw #HongKong #HongKongProtest pic.twitter.com/1akcgRoRjp
— Jessie Pang (@JessiePang0125) June 21, 2019
'Sing Hallelujah to the Lord' emerges as an unlikely anthem of Hong Kong protests. More here: https://t.co/oCgP7bOFeZ pic.twitter.com/fEbOmMzsAF
— Reuters (@Reuters) June 20, 2019
O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR