Redes Sociais

China

Homem é detido na China por dar “nomes ilegais” a seus cachorros

Redação

Publicado

em

Homem é detido na China por dar "nomes ilegais" a seus cachorros 20

Um criador de cães no leste da China foi detido pela polícia na segunda-feira depois de dar a seus dois cachorros “nomes ilegais” que referem-se a funcionários do governo e do funcionalismo público.

Ban, um homem de 30 anos, postou para seus amigos os nomes que dois de seus cães em um popular aplicativo chinês de mensagens chamado WeChat. O nomes dados foram: Chengguan e Xieguan.

Os nomes dos cachorros acabaram atraindo controvérsias porque “Chengguan” são funcionários  públicos empregados em áreas urbanas para combater crimes de baixo nível, enquanto “Xieguan” são trabalhadores comunitários informais, como assistentes de trânsito, segundo a BBC.

As autoridades acrescentaram que “de acordo com as disposições pertinentes da Lei da República Popular da China sobre Punição da Administração Pública de Segurança”, o homem deve passar 10 dias em um centro de detenção administrativa.

Um policial disse ao jornal Beijing News que Ban tinha sido cada vez mais provocativo em sua conta WeChat, e suas ações “causaram grande dano à nação e à gestão urbana da cidade, em termos de seus sentimentos”, segundo a BBC.

Meios de comunicação locais relataram que Ban estaria arrependido de suas ações, e que ele disse que teria dado os nomes aos cães apenas por diversão.

“Eu não conhecia a lei, não sabia que era ilegal”, disse ele à Fuyang News.

Nos últimos anos, a China vem patrulhando e reprimindo usuários de mídias sociais, enquanto o país se prepara para lançar um sistema de crédito social em 2020, que monitorará o comportamento dos 1,4 bilhões de cidadãos da China. Mais de 1 bilhão de pessoas são usuárias do WeChat.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites