Redes Sociais

Austrália

China se torna o maior proprietário estrangeiro da água australiana

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

Um novo relatório do governo australiano sobre propriedade estrangeira sobre direitos à água revelou que investidores chineses avançaram para possuir 1,9% da água da Austrália, informou o Daily Mail.

Cerca de 10,5% da água australiana são de propriedade estrangeira, de acordo com o relatório.

A China possui atualmente 756GL (gigalitros) de água, um aumento de 3% de sua participação em 2018-19 (732GL), bem à frente do líder anterior, os EUA (713GL), seguido pelo Reino Unido (394GL).

Canadá, Cingapura, França, Suíça, Hong Kong, Bélgica e Holanda completam o top 10 das nações estrangeiras proprietárias da água australiana.

Cerca de 10,8% do maior sistema fluvial da Austrália, a Murray Darling Basin, se tornou recentemente de propriedade chinesa. Quase um terço da água superficial no norte da bacia é de propriedade estrangeira.

Pelo menos duas empresas estatais chinesas possuem direitos sobre a água australiana. A Unibale Pty Ltd está listada como uma subsidiária australiana da estatal COFCO Corporation, uma das principais empresas agrícolas da China. A outra subsidiária da COFCO é a Chinatex Austrália.

A agricultura é o uso predominante da água para os investidores chineses.

 

 

 

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites