Redes Sociais

Mundo

Candidato conservador é eleito novo presidente da Guatemala

Davy Albuquerque

Publicado

em

Candidato conservador é eleito novo presidente da Guatemala
Foto: Johan Ordonez/AFP

O candidato conservador, Alejandro Giammattei, venceu neste domingo (12) a ex-primeira-dama Sandra Torres no segundo turno das eleições da Guatemala e será o sucessor de Jimmy Morales na presidência do país.

Com mais de 92,97% das urnas apuradas pelo Tribunal Supremo Eleitoral, o candidato do partido Vamos obteve 59,13% dos votos contra 40,87% de sua adversária, que representa a União Nacional da Esperança.

Mais de 8 milhões de cidadãos estavam aptos a votar neste domingo para escolher quem comandará o país nos próximos quatro anos. A participação ficou em 50%, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal, um número baixo para os padrões do país.

A votação ocorreu com tranquilidade, sem o registro de incidentes. O Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala ainda precisa oficializar os resultados para que Giammattei e seu companheiro de chapa, Guillermo Castillo, sejam confirmados como novos presidente e vice-presidente do país.

“Será uma imensa honra ser presidente deste país que eu tanto amo”, disse Giammattei a uma multidão de eleitores em entrevista coletiva na Cidade da Guatemala. “Vamos reconstruir a Guatemala. Não tenho palavras para dizer o quanto sou grato”, afirmou o presidente eleito.

Com informações, EFE / Reuters

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Colunista político e editor-chefe do Conexão Política; Fundador do Movimento Brasil Conservador. Brasileiro com orgulho, cristão por convicção, política por vocação.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites