Redes Sociais

França

Caixa 2 na França: ex-presidente Sarkozy é processado por financiamento ilegal

Thaís Garcia

Publicado

em

Caixa 2 na França: ex-presidente Sarkozy é processado por financiamento ilegal 21
Ricardo Stuckert/ABr

Nesta sexta-feira (17), o Conselho Constitucional francês abriu caminho para processar o ex-presidente Nicolas Sarkozy por financiamento ilegal de sua campanha de reeleição em 2012. Sarkozy apelou para o conselho depois que um tribunal decidiu que ele era culpado por fraude.

Este é o chamado caso Bygmalion. A equipe de campanha de Sarkozy teria mantido o famoso “caixa 2” e declarado custos menores do que os de fato pagos para a agência de eventos Bygmalion, em contas fictícias. Sua campanha custou o dobro do que a lei francesa permite. Sarkozy afirma que não tinha conhecimento dessa contabilidade labiríntica.

Sarkozy sugeriu ao conselho que ele já havia sido condenado em 2013 e que já havia pago uma multa de 360.000 euros. No entanto, segundo o Conselho Constitucional, essa condenação foi por outros motivos.

O ex-presidente ainda não recorreu à Suprema Corte francesa.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais. Lutando pelos verdadeiros direitos humanos e pela Igreja Perseguida.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites