Cidadãos na Alemanha pegos desobedecendo as medidas restritivas de covid-19 impostas pelo governo serão mantidos em campos de detenção em alguns estados, de acordo com relatos recentes da mídia alemã Welt e Bild.
Em Schleswig-Holstein, haverá um campo de detenção para a “quarentena” a partir de 1º de fevereiro. Mas outros estados também querem seguir o exemplo, informou a Welt.
A reportagem da Welt no vídeo abaixo, em Alemão, mostra imagens dos campos de detenção na Alemanha.
As autoridades em Baden-Wurttemberg também designaram dois hospitais para deter os infratores e mantê-los sob vigilância policial.
As medidas do governo alemão foram imediatamente condenadas por muitos nas redes sociais.
“Enquanto isso, na Alemanha, você sabe, nosso vizinho, que não foi tão bom para o mundo algumas décadas atrás, eles converteram esta instalação em um campo de corona. Você será levado pra cá se não cumprir a obrigação de quarentena. Comparação com a guerra é justa agora?”, escreveu o holandês Luka Jorn no Twitter, anexando uma reportagem do jornal alemão Bild sobre os campos de detenção.
https://twitter.com/JornLuka/status/1352706161267634177
Em Schleswig-Holstein, aqueles que forem pegos repetidamente quebrando as regras estão sujeitos a uma estadia em um centro de detenção juvenil.
https://twitter.com/AndreaSchlegel3/status/1352975643449970691
“Engatinhando para o momento em que tudo o que nos disseram que era completamente impossível de ser instituído (restrições estritas de viagem, central de quarentena), bem a tempo para a vacinação em massa torná-lo basicamente inútil”, opinou o repórter do The Wall Street Journal, Mike Bird.
https://twitter.com/Birdyword/status/1351143020226338819
Joana Cotar, do partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), disse que os envolvidos na instalação dos campos de detenção têm “lido muito Orwell”, referindo-se ao escritor George Orwell, conhecido pelos seus livros “1984” e “A Revolução dos Bichos”
“Alguém deve ter lido muito Orwell aqui e dito: ‘Ótimo, vamos lá!'”, escreveu Joana Cotar.
Irgendeiner hat hier wohl zu viel Orwell gelesen und gesagt: Toll, so machen wir es! https://t.co/aUXD6vEMNg
— Joana Cotar (@JoanaCotar) January 17, 2021
O Dr. Christoph Degenhart, especialista em direito administrativo, disse ao jornal alemão ‘Welt‘ que os estados têm autoridade para deter cidadãos de acordo com as licenças estabelecidas pela Lei de Proteção à Doença, uma lei emergencial aprovada na Alemanha em março e renovada em novembro.