Redes Sociais

Mundo

Abdullah Qardash é o novo líder do Estado Islâmico

Thaís Garcia

Publicado

em

Imagem: Reprodução

Abdullah Qardash foi nomeado o novo líder do Estado Islâmico, um dia após a operação de unidades especiais, coordenada pelos EUA, matar o líder da mais cruel e violenta organização terrorista, Abu Bakr al-Baghdadi.

Neste domingo (27), o jornal americano Newsweek publicou que recebeu informações de um oficial de inteligência regional que duvida que Baghdadi estivesse realmente à frente da organização terrorista.

O novo líder do EI, que também usa o nome ‘Hajji Abdullah al-Afari’, teria sido apresentado por Baghdadi em agosto para o trabalho operacional e como o sucessor desejado.

“O Professor”

Qardash é um ex-oficial do exército iraquiano que serviu sob o comando do ditador Saddam Hussein. Ele também é conhecido como “O Professor”. Seu apelido vem de seu trabalho como principal legislador e formulador de políticas do EI.

O Amaq, braço da propaganda jihadista, informou que Qardash recebeu o controle para reconstruir a organização terrorista destruída. Qardash teria já assumido o comando em meio a especulações de que Baghdadi havia sido gravemente ferido em um ataque aéreo, em 2017.

Ele se aproximou de Baghdadi, quando ambos foram presos em Basra, pelos EUA, por suas ligações com al-Qaeda em 2003.

Acredita-se que “O Professor” tenha permanecido um assessor leal desde então, informou o The Times.

Qardash também era confidente de Abu Alaa al-Afri, o ex-vice de Baghdadi, também morto em um ataque de helicóptero nos EUA, em 2016.

alan correa criação de sites