O Tribunal Penal Internacional (TPI) confirmou nesta sexta-feira (17) que se recusou a receber a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.
Conforme noticiado pelo Conexão Política, os senadores planejavam uma viagem internacional aos Países Baixos para entregar o relatório final de Renan Calheiros (MDB-AL) às autoridades de Haia.
Em nota encaminhada ao portal r7.com, a Corte demonstra estar desconfortável com a exposição midiática em torno de uma eventual visita dos congressistas.
“Podemos confirmar que o Gabinete recebeu um pedido para recepcionar o relatório pessoalmente. Considerando o nível o nível de divulgação que foi gerado em relação à visita planejada, entretanto, o Gabinete decidiu, por enquanto, contra a realização de uma reunião pessoalmente”, escreveu o TPI.
Apesar da recusa, a entidade se colocou à disposição para receber o documento por vias digitais, o que será providenciado, segundo o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
“Nós analisaremos os materiais submetidos apropriadamente, de acordo com o Estatuto de Roma e com toda a independência e imparcialidade”, acrescenta o comunicado do Tribunal de Haia.