O senador Cleitinho Azevedo, filiado ao Republicanos de Minas Gerais, anunciou que votará de forma contrária à indicação de Cristiano Zanin ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao justificar sua posição, o parlamentar destacou que não possui desavenças pessoais com Zanin, mas frisou que o advogado atuou em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em processos relacionados a casos de corrupção.
Cleitinho também expressou sua insatisfação com o atual formato de indicações e demonstrou desconforto com o fato de o potencial magistrado ter trabalhado na defesa pessoal do petista.
“Não é nada contra a pessoa dele. Eu acho que essa prática de presidentes terem que indicar os ministros deveria mudar. Falei até em um discurso que cabe ao Senado, através de uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição] a gente mudar a forma como é feita a indicação”, declarou ele ao Estado de Minas.
“Outro ponto que me faz não votar nele é o caso dele ser advogado pessoal do presidente que o está indicando. Por exemplo, se cair uma ação do Lula no STF ele pode ser o relator ou julgar a ação”, justificou.