Nesta última terça-feira (14), o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido pelos demais colegas para ser ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).
Com 52 votos, ele derrotou Kátia Abreu (PP-TO), que obteve 19 votos, e Fernando Bezerra (MDB-PE), que conquistou 7 votos.
O TCU é um órgão responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.
A vaga disputada foi aberta após a exoneração de Raimundo Carreiro, que deixou o posto para assumir a representação diplomática brasileira em Lisboa.
A indicação ao TCU é tripartite. Além do Senado Federal, as designações se alternam entre Câmara dos Deputados e Presidência da República.
A cadeira na Corte foi motivo de interesse e de disputa entre os congressistas por proporcionar salário alto, estabilidade e poder político.
Os nove ministros daquele Tribunal têm cargo vitalício e só se aposentam compulsoriamente aos 75 anos. A remuneração bruta é de R$ 37.328,65 mais uma série de benefícios.