O vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), teceu duras críticas as alterações da Lei das Estatais, que tem sido encarada clara manobra pró-Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seus aliados, de diversos partidos, para cravar Aluízio Mercadante no comando do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Se tiver êxito, o coordenador do plano de governo da campanha petista poderá assumir o cargo de presidente do BNDES ainda em 2023.
Ainda conforme a proposta, o mesmo vale para indicados à chefia de agências reguladores.
De acordo com Mourão, os interesses políticos do lulopetismo já estão visíveis, em seguem em claro sinal de que a ala esquerdista dará seus próximos passos rumo ao que ele chama de ‘começo do fim’.
— A alteração na Lei das Estatais fere de morte o ingresso do Brasil na OCDE. É o começo do fim — afirmou o senador eleito pelo estado do Rio Grande do Sul.
Criada em 1961 e com sede em Paris, a OCDE é uma organização internacional formada atualmente por 38 países, incluindo algumas das principais economias desenvolvidas do mundo, como Estados Unidos, Japão e países da União Europeia.
O grupo é visto como um “clube dos países ricos”, apesar de possuir entre seus membros economias emergentes latino-americanas, como México, Chile e Colômbia.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.