O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (5) que pretende pautar na semana que vem o projeto de lei (PL) que criminaliza erros de institutos de pesquisas eleitorais.
O texto está sendo articulado pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), após os resultados do primeiro turno. Conforme noticiado pelo Conexão Política, as empresas que fazem levantamentos eleitorais erraram em 21 estados e no Distrito Federal.
A proposta ainda não foi protocolada oficialmente no sistema da Câmara, mas Barros pretende registrá-la até esta quinta (6).
Lira e uma parcela de aliados do governo enxergam com desconfiança os resultados das pesquisas após os números serem discrepantes com os resultados finais do primeiro turno do pleito.
O presidente da Câmara também já sinalizou que dará andamento a qualquer pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os institutos de pesquisa, desde que sejam alcançadas as 171 assinaturas mínimas necessárias.
📲 O APP do Conexão Política voltou e já está disponível em uma nova estrutura totalmente repaginada. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.