O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou parecer favorável à recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, em relatório apresentado na sexta-feira (20).
A sabatina está marcada para terça-feira (24) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Apesar de críticas da oposição, a expectativa é que Aras seja reconduzido para mais dois anos de mandato na Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em seu relatório, Eduardo Braga afirma que a atual gestão do Ministério Público Federal (MPF) “tem procurado reforçar o papel” da instituição “na solução de conflitos”, com atuação “extraprocessual e preventiva”. No texto, são citadas medidas adotadas nas esferas cível, ambiental, eleitoral e criminal.
“Na esfera criminal, foram apresentadas dezenas de denúncias contra autoridades com foro no STF e no STJ, e outras pessoas apontadas como integrantes de esquemas criminosos. Para viabilizar investigações que levaram às denúncias, foram requeridas e cumpridas dezenas de medidas cautelares como buscas e apreensões, quebras de sigilo e prisões temporárias”, diz o documento.
Para ter acesso à íntegra do relatório, clique AQUI.