O deputado federal Roberto Monteiro (PL-RJ) propôs um projeto de lei com o intuito de estabelecer o dia 25 de fevereiro como o Dia Nacional de Deus, Pátria, Família e Liberdade.
A data seria comemorada anualmente em memória ao Ato Pela Democracia, que reuniu 750 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. Essa manifestação já é considerada a maior dos últimos anos e a segunda maior da história do Brasil, ficando atrás apenas do dia 13 de março de 2016, quando aproximadamente 1,4 milhão de pessoas se reuniram na Paulista em favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
O projeto, segundo Monteiro, visa incluir no calendário oficial do Brasil a defesa da corrente de pensamento político conservador, que valoriza as instituições sociais, conceitos e princípios morais já estabelecidos na sociedade.
Na justificativa do parlamentar, é preciso preservar os ensinamentos que moldaram a identidade brasileira, considerando que os valores de ‘Deus, Pátria, Família e liberdade democrática’ foram transmitidos de geração em geração e são essenciais para a construção da identidade nacional.