Deputados federais filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) lançaram nesta última quarta-feira (22) a Frente Parlamentar Mista Pela Reestatização da Eletrobras, que também deve contar com o apoio de senadores da legenda.
Privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a empresa deveria voltar à administração pública, segundo o entendimento dos parlamentares ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O pedido de criação da frente foi assinado pelos deputados Alencar Santana (PT-SP), um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara, e Erika Kokay (PT-DF). Eles dizem que pretendem discutir o controle acionário da Eletrobras pelo governo com o objetivo de reverter a capitalização da companhia.
Nas redes sociais, Alencar postou um vídeo em que afirma que a Eletrobras é “estratégica” para o Estado brasileiro e que foi vendida “a preço de banana” pela última gestão federal.
Os congressistas também defendem que a empresa deve garantir a segurança e a soberania energética, além de tarifas mais baixas. A frente terá o apoio de movimentos populares, entidades sindicais e funcionários da própria Eletrobras.