A Câmara dos Deputados convocou Celso Ferrer, presidente da Gol Linhas Aéreas, para participar de uma audiência pública e esclarecer o caso do cão Joca, um Golden Retriever entregue morto ao seu dono na segunda-feira (22) após um incidente envolvendo a companhia aérea.
O convite foi formalizado nesta quarta-feira (24) pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), 1º vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara. Além de abordar o incidente com o cão, o objetivo da audiência é propor novas regulamentações para o transporte de animais em todo o país.
Além do presidente da Gol, a Câmara também deseja ouvir Tiago Sousa Pereira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e planeja contar com a participação de defensores dos direitos dos animais e líderes de outras companhias aéreas.
Caso Joca
O caso envolvendo Joca, um Golden Retriever de 5 anos, chamou atenção quando a Gol entregou o animal morto ao seu tutor, após um erro no transporte. A Gol explicou que Joca deveria ter sido enviado de Guarulhos (SP) para o aeroporto de Sinop (MT), onde seu tutor o aguardava, mas, devido a uma “falha operacional”, o cão foi encaminhado para Fortaleza (CE), em um trajeto de 7 horas.
O tutor de Joca, João Fantazzini, responsabilizou a Gol pelo incidente. Em resposta, a empresa anunciou uma suspensão temporária de 30 dias do serviço de transporte de cães e gatos no compartimento de carga das aeronaves, com o objetivo de concluir as investigações sobre o caso.