Deputados federais do Nordeste levaram à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um documento que solicita a criação de uma comissão temporária para fiscalizar a transposição do rio São Francisco.
Integram o grupo os deputados André Fernandes (PL-CE), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Capitão Alden (PL-BA), Clarissa Tércio (PP-PE), Coronel Meira (PL-PE), Dr. Jaziel (PL-CE), General Girão (PL-RN), Rodrigo Valadares (União-SE) e Sargento Gonçalves (PL-RN).
Segundo os parlamentares, há denúncias de interrupção no fornecimento de água após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto.
Os deputados destacam que houve, sim, a conclusão do projeto de integração do São Francisco, em 2022, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, do PL, com as devidas entregas dos eixos Norte e Leste da transposição.
Apesar disso, é dito que existe uma série de relatos que apontam a existência de passagens da obra que estão interditados, impedindo o curso livre da água e, por consequência, afetando toda a região contemplada pelo feito da ação.
Em vista disso, o grupo buscará pressionar o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-RN), para a criação formal da comissão, que deve contar com uma equipe técnica durante as futuras visitas aos locais denunciados.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.