quarta-feira, 2 de abril de 2025

STJ proíbe Robinho de sair do Brasil e dá prazo para entrega de passaporte

O jogador Robson de Souza, conhecido como Robinho, de 39 anos, não poderá deixar o território brasileiro, de acordo com uma decisão do ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na última sexta-feira (24), o magistrado assinou um despacho em que ordena a apreensão do passaporte do jogador de futebol em um prazo de até 5 dias.

Conforme amplamente divulgado pela imprensa, o atleta é alvo de um processo no Brasil em que o governo da Itália busca o cumprimento da pena de 9 anos de prisão por crime de estupro.

Robinho foi condenado pelo Judiciário italiano. Como a Constituição de 1988 proíbe a extradição de cidadãos natos, o Ministério da Justiça do país europeu solicitou a execução da pena no Brasil.

Leia também

Na decisão, o ministro do STJ considerou que o atacante possui “condição socioeconômica que possibilita eventual evasão da jurisdição brasileira”, motivo pelo qual a apreensão do passaporte é medida necessária.

“O representado foi condenado à pena de 9 anos de prisão, por decisão transitada em julgado no exterior, pela prática de crime grave e de repercussão internacional”, escreveu Falcão.

Em nota, a defesa afirmou que já tinha sugerido a iniciativa de entregar o passaporte voluntariamente ao STJ. Segundo os advogados, o jogador contribuirá com o andamento do processo.

“Avaliamos que isso irá mostrar sua boa fé e a inexistência da vontade de se ausentar do país. Robinho continua a acreditar plenamente que obterá um julgamento justo”, afirma o texto.

“Para isso ficará no Brasil e aguardará com confiança o pronunciamento do Superior Tribunal de Justiça”, acrescentou o advogado José Eduardo Alckmin, responsável pela defesa do atacante.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist