O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu a Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, acesso às mensagens entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol na Operação Spoofing.
Em 2019, conforme noticiado por este jornal digital, a força-tarefa da Polícia Federal (PF) investigou invasões de hackers às contas em aplicativo de autoridades do país, incluindo integrantes da Lava Jato.
Ao pedir o acesso aos diálogos, Cerveró argumentou que as decisões judiciais contra ele “estão em xeque” e “evidencia que as ações penais deflagradas passaram incólumes pelas anomalias”.
Ao analisar o pedido, Lewandowski constatou que é cabível o compartilhamento das mensagens que não estejam sob sigilo e que possam, eventualmente, ajudar a defesa em processos criminais ou inquéritos.
“Concedi, quanto ao reclamante, o seu acesso às mencionadas provas, a fim de que pudesse exercer o direito constitucional de contestar, amplamente, as acusações contra ele deduzidas na ação penal”, diz trecho do despacho.