segunda-feira, 25 de novembro de 2024

STF aponta risco de morte e manda Abdelmassih da cadeia para hospital

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Roger Abdelmassih seja transferido na Penitenciária de Tremembé, no Vale do Ribeira, para o Hospital Penitenciário de São Paulo. A decisão foi publicada nesta última segunda-feira (6).

Durante avaliação clínica feita em 24 de fevereiro, o ex-médico foi diagnosticado com insuficiência cardíaca com provável insuficiência renal secundária. Segundo o laudo, esse quadro poderia culminar em um edema agudo do pulmão, o que traria risco de morte.

Em sua decisão, Lewandowski afirmou que, apesar de os crimes cometidos por Abdelmassih serem muito graves, ele agora precisa ser transferido ao hospital penitenciário. A volta dele para a penitenciária só será liberada após um novo laudo médico.

O ministro também cita em seu despacho que não há perigo de fuga, “devido a sua inatividade profissional desde 2009” e ao “estágio de sua doença grave”. Segundo a ação, Abdelmassih está dependente do auxílio de terceiros para os atos básicos do cotidiano.

O ex-médico foi condenado a 173 anos de prisão por estupro contra dezenas de pacientes. Foi preso pela primeira vez em 2009. Em 2021, teve sua prisão domiciliar revogada e foi encaminhado para a Penitenciária de Tremembé.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também