O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Agência Nacional de Inteligência (Abin), acionou a Justiça para barrar a indicação de Aloizio Mercadante (PT) para o cargo de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ramagem sustenta que a indicação de Mercadante fere a Lei das Estatais. Um dos trechos da lei proíbe a indicação de nome que tenha participado da estrutura decisória de um partido nos últimos 36 meses. O petista foi um dos coordenadores da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
Alem dessa ação, há outra que trata do mesmo tema. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) também já buscou na Justiça Federal uma liminar contra a indicação de escolhido de Lula.
As duas ações devem ser analisadas pela 9ª Vara Federal do Distrito Federal. Apesar de ter sido flexibilização na Câmara dos Deputados, a regra das estatais, que abriu caminho para a indicação de Mercadante, ainda precisa do aval do Senado.
Mesmo após escândalos de corrupção que marcaram governos anteriores do PT, Mercadante confirmou que o banco estatal irá financiar obras em países de esquerda. Ao todo, durante as gestões Lula-Dilma, cerca de 80 obras receberam financiamentos no exterior, especialmente em ditaduras como Cuba e Venezuela.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.