A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (18), em cidades do estado de São Paulo, 20 mandados expedidos pela Justiça, sendo três de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Os agentes também fazem ações contra o sequestro de carros e imóveis e dinheiro depositado na conta de sete envolvidos com o crime internacional de drogas.
Ao menos 100 policiais trabalham na ação, que foi ordenada pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos. A operação, denominada de Gênesis, ocorre em Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande, no litoral paulista.
De acordo com as investigações, que começaram em 2021, os policiais apreenderam mais de 1,6 tonelada de cocaína em três ações. A primeira ocorreu em Hamburgo, Alemanha, e as outras duas em Santos, São Paulo. As cargas tinham como destino final a cidade de Antuérpia, na Bélgica, e Durban, na África do Sul.
Para a PF, os criminosos agiam na exportação de cargas ilegais como contratação, estufagem e transporte. A cocaína era colocada de forma oculta, o que aumentava a quantidade do produto enviado para Europa e Ásia. Os envolvidos vão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam de 10 a 25 anos de prisão.