O pedido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para o arquivamento de uma investigação relacionada aos atos do dia 8 de janeiro foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na solicitação de arquivamento, a defesa de Ibaneis argumenta que as evidências reunidas ao longo da investigação não sustentam a alegação de que o governador teria sido conivente com os atos de invasão a prédios públicos em Brasília (DF).
No entanto, na sua decisão, Moraes afirmou que a investigação sobre os eventos do dia 8 de janeiro ainda está em curso e seria prematuro arquivar o inquérito neste momento. Ele também ressaltou que o investigado não pode pautar o curso da apuração.
O advogado do governador informou ao site Poder360 que está avaliando quais serão os próximos passos jurídicos após a decisão do STF. Ibaneis Rocha havia sido temporariamente afastado do cargo após os incidentes de 8 de janeiro. No entanto, em 15 de março de 2023, Moraes suspendeu o afastamento e Ibaneis retornou ao poder.