O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) explique, em até 48 horas, os supostos pedidos de asilo político feitos a quatro embaixadas.
A informação sobre esses tais pedidos foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles. O jornalista, contudo, não revelou quais embaixadas teriam recebido os pedidos de asilo por parte do congressista. Com base nessa reportagem, Moraes pediu explicações a Silveira.
“Diante da ampla divulgação de notícias no sentido de que o deputado federal Daniel Silveira, réu nestes autos, teria solicitado asilo diplomático a 4 países, intime-se a defesa do parlamentar para que esclareça, no prazo de 48 horas, acerca da veracidade dos fatos noticiados”, escreveu o ministro.
O parlamentar afirma estar sendo perseguido pela Suprema Corte. Ele foi preso em fevereiro após divulgar um vídeo com críticas e xingamentos aos ministros do Tribunal.
A defesa de Silveira pretende levar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão ligado à Organização dos Estados Americanos (OEA).