Segundo um levantamento da coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso estão no topo da lista de pedidos de impeachment no Senado, com 22 e 17 solicitações, respectivamente.
O terceiro lugar é ocupado pelo ministro Gilmar Mendes, que acumula seis pedidos, seguido por Cármen Lúcia, com quatro. Todos esses pedidos aguardam decisão de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, a quem cabe a responsabilidade de determinar se os requerimentos serão ou não encaminhados.
Ricardo Lewandowski se aposentou sem enfrentar questionamentos por três pedidos de impeachment. Dias Toffoli e Edson Fachin também têm três pedidos cada. Rosa Weber, que se aposentou, e Luiz Fux têm dois pedidos cada, conforme revela o levantamento.
Com a alteração de postura de Pacheco em relação ao STF, notadamente pela PEC que limita decisões monocráticas, há a expectativa de que processos de impeachment possam sair da inércia, observa Cláudio Humberto.