O youtuber Bruno Aiub, conhecido popularmente como Monark, teve sua conta no Twitter retida nesta sexta-feira (13). Ao tentar acessar as publicações do influenciador, aparece uma mensagem dizendo que o perfil está fora do ar “em resposta a uma demanda judicial”.
A equipe do Conexão Política apurou que a ordem de derrubada partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Defensor da liberdade de expressão, Monark vinha se manifestando reiteradamente contra o que chama de censura por parte da Justiça brasileira. Ele afirma que o país vive sob uma “ditadura do Judiciário”.
Sob a justificativa de combater fake news, Moraes intensificou as investidas que impõem censura em redes sociais. Ao invés de remover posts específicos que supostamente contêm inverdades, o ministro costumeiramente determina a derrubada completa das contas.
A influenciadora Barbara Destefani, do canal Te Atualizei, também teve seu perfil no Twitter derrubado por ordem do magistrado nesta sexta. A conta dela registrava 2 milhões de seguidores.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.