O jornalista Glenn Greenwald e o sociólogo Celso Rocha de Barros debateram sobre as decisões de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, sobre aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o último ano.
A discussão foi fundamentada, entre outras coisas, nos princípios da liberdade de expressão. O comunicador americano alega que as Liberdades estão sendo violadas pelo ministro em alguns casos.
Glenn mencionou a decisão Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de suspender perfis e excluir conteúdos das redes sociais sem provocação do Ministério. Para ele, o ato é, sim, censura.
O jornalista disse ainda que durante os últimos 10 anos foi “aplaudido” pelas suas reportagens, incluindo sobre o vazamento de conteúdos durante a operação Lava Jato, que ficaram conhecidas como “vaza jato”.
— Ninguém na esquerda está perturbado que ele ainda esteja usando esses poderes sem a menor base na lei? Porque ele usa esses poderes contra inimigos da esquerda e a esquerda vai aplaudir qualquer coisa que seja feita contra os inimigos da esquerda. Essa mentalidade é perigosa — indagou.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.