Em meio ao aumento da impopularidade do Supremo Tribunal Federal (STF), cujos integrantes enfrentam críticas crescentes dos brasileiros, o decano Gilmar Mendes elogiou o ministro Alexandre de Moraes em entrevista ao site Consultor Jurídico nesta segunda-feira (3).
Gilmar exaltou a atuação de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2022, afirmando que o Brasil teve sorte em tê-lo no comando da Justiça Eleitoral.
Moraes se despediu da presidência do TSE nesta segunda-feira, após quase dois anos no cargo, sendo substituído pela ministra Cármen Lúcia. “Ele teve um papel singularíssimo. Foi o homem certo, no lugar certo, na hora certa. Em um momento de grave crise e agressão às instituições, ele soube impor limites e impedir que houvesse o comprometimento das eleições”, disse o decano.
Apesar dos elogios, Moraes é alvo de críticas frequentes por sua atuação no TSE e no STF. Ele é acusado de arbitrariedades e de agir em desacordo com a Constituição e as leis.
Gilmar, contudo, vê as críticas como inevitáveis. “É natural que em um momento de conflagração e conflituosidade uma pessoa no papel dele seja criticada. Isso aconteceu porque ele cumpriu um papel importantíssimo e enfrentou as fake news”, observou o magistrado.