O decano do Supremo Tribunal Federal (STF) realizou um elogio público ao ministro Alexandre de Moraes, também do STF, nesta quinta-feira (19), ao dizer que ele “enche de orgulho a nação brasileira”.
A fala foi feita na última sessão do ano no Supremo e Gilmar comentava sobre as investigações a respeito da suposta tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Sem ignorar que dita trama ainda é objeto de investigação pelas instâncias competentes, é preciso mais uma vez ratificar: Vossa Excelência, ministro Alexandre, enche de orgulho a nação brasileira, demonstrando, ao mesmo tempo, ponderação e assertividade na condução dos múltiplos procedimentos adotados para a defesa da democracia em nossa pátria”, declarou Gilmar Mendes.
As sessões plenárias do STF retornam somente em fevereiro de 2025.
Gilmar afirmou que os fatos revelados pela investigação da Polícia Federal (PF) causam “perplexidade e indignação” aos “democratas brasileiros”.
“Perante notícias públicas de que verdadeira organização criminosa estaria planejando típico golpe de Estado, é preciso reconhecer que chegamos a graus de paroxismos desconhecidos na história brasileira”, completou.
A investigação sobre a suposta tentativa de golpe tem a relatoria de Moraes no STF.
Há alguma semanas, a PF indiciou cerca de 40 pessoas pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição do Estado de Direito e golpe de Estado. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O caso agora está nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR).