A bandeira do Brasil Império foi hasteada nesta segunda-feira (6) na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A ação atende determinação do presidente da Corte, desembargador Carlos Eduardo Contar.
De acordo com a nota oficial do órgão, o ato “tem o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil, a realizar-se em 7 de setembro de 2022”.
A bandeira flameará até o dia 10 de setembro. Ainda conforme o comunicado, a exibição se dá “como sinal de reconhecimento aos ideais libertários e de respeito à Constituição”.
“O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Dona Leopoldina”, diz o texto.
RELEMBRE
No início deste ano, o presidente do Tribunal, desembargador Carlos Eduardo Contar, ganhou repercussão nacional ao defender o retorno ao trabalho para encerrar o que ele classificou como “palhaçada midiática fúnebre”.
Em seu discurso de posse, Contar disse que são “picaretas” os que defendem a campanha ‘Fique em Casa’. Na ocasião, ele afirmou:
“Voltemos nossas forças ao retorno ao trabalho, deixemos de viver conduzidos como rebanho para o matadouro daqueles que veneram a morte, que propagandeiam o quanto pior, melhor”.
A fala do desembargador causou revolta entre os isolacionistas. Ao noticiar a declaração do juiz de segundo grau, a Folha de S.Paulo utilizou a seguinte manchete: “Novo presidente faz discurso negacionista e contra imprensa em evento de posse do TJ de Mato Grosso do Sul”.
– Presidente do Tribunal de Justiça do MS e a volta ao trabalho…https://t.co/4kHJq8I2pF pic.twitter.com/qpHXVtmw3A
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 25, 2021