O casal de advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, ligados ao Partido dos Trabalhadores e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respondem a ações na Justiça por acusações de danos morais e condições de trabalho abusivas.
Três babás ingressaram com processos no Judiciário alegando situações humilhantes no local de serviço. As duas primeiras demandas judiciais foram ajuizadas em 2017. A última, no mês passado.
Em linhas gerais, as trabalhadoras dizem nas petições iniciais que eram ofendidas por Valeska e tratadas de forma humilhante na residência do casal. As ações tramitam em sigilo e foram obtidas pelo jornal Folha de S.Paulo.
Zanin é considerado o favorito do presidente Lula para ser indicado à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi advogado pessoal do petista durante as acusações de corrupção na Operação Lava Jato.
Em nota divulgada pela assessoria de Valeska, a advogada se manifestou e disse repudiar as acusações: “São alegações fabricadas que pretendem confundir o zelo de uma mãe com interesses financeiros e que, ao mesmo tempo, procuram desgastar a reputação do meu marido”.