Afastado por 90 dias do cargo de governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) se manifestou nesta segunda-feira (9) sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
“Respeito a decisão do ministro, mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas. Vou aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram em nossa capital”, escreveu ele nas redes sociais.
Ibaneis reafirmou sua “inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado de Direito Democrático, na observância das leis e da Constituição”, princípios que, segundo ele, forjaram sua carreira de advogado e homem público.
“Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público de nossa capital, jamais esperando que a situação atingisse o ponto a que, infelizmente, assistimos”, acrescentou.
O governador afastado também repudiou as “cenas de barbarismo amplamente divulgadas” e avaliou que é necessário buscar a responsabilização “de toda a rede que possa existir de financiamento de atos antidemocráticos, observando-se, por óbvio, o devido processo legal”.
O mandatário afastado reiterou sua solidariedade aos presidentes e integrantes dos Três Poderes, “na certeza de que sairá a democracia fortalecida perante os olhos do mundo, do povo do Distrito Federal e de todo o Brasil”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.