terça-feira, 1 de abril de 2025

A nova decisão judicial sobre Bolsonaro

Decisão ocorre 9 anos após o episódio envolvendo a deputada Maria do Rosário.

O 2º Juizado Especial Criminal de Brasília decidiu arquivar o processo no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondia por incitação ao estupro. A decisão, proferida em 8 de novembro, atendeu a uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O caso remonta a 2014, quando Bolsonaro, então deputado federal, fez comentários polêmicos sobre a deputada Maria do Rosário. O juiz Francisco Antônio Alves de Oliveira concordou com a alegação do MPDFT de que o tempo decorrido tornava inviável a discussão do assunto.

Inicialmente, a ação penal foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ficou suspensa por anos. Em junho deste ano, o ministro Dias Toffoli determinou que o caso fosse analisado pelo TJDFT, uma vez que Bolsonaro não detinha mais foro privilegiado.

O juiz concluiu que a prescrição da pretensão punitiva do Estado ocorreu devido ao tempo decorrido desde o recebimento da denúncia, a suspensão do processo e a pena máxima prevista, que era de seis meses de detenção, sem ocorrência de outras causas de interrupção ou suspensão ao longo de mais de três anos.

Leia também

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist